Exercício pode evitar o DIABETES na GESTAÇÃO?

A gestante pode se exercitar? O exercício pode prevenir o ganho de peso e o diabetes gestacional?

       
O ganho de peso excessivo durante a gestação está associado ao desenvolvimento de complicações tanto para mãe quanto para o filho. Saiba como o exercício físico pode ajudar a prevenir o ganho de peso e o Diabetes durante a gestação.

Alguns destes dados foram extraídos de uma excelente aula proferida pela Dra Roberta Bgeginski e Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do RS, disponível no youtube (link ao final do artigo).

 Vamos começar?

Alguns dados interessantes: 
- Você sabia que o Diabetes ser diagnosticado em até 15% das gestações?  
- O ganho de peso varia de acordo com o peso pré-gestacional
- Gestantes acima do peso (IMC >30) devem ganhar no máximo 9 kg na gestação

Gatilho para obesidade materna e Infantil!
- O ganho de peso excessivo na gestação pode INICIAR o ciclo de OBESIDADE da mãe e do bebê que pode se perpetuar por anos. Este ciclo começa com aumento da adiposidade infantil, resistência a ação da insulina podendo evoluir para o Diabetes no futuro.


Benefícios da prática de atividade física (especialmente se aliados a uma boa nutrição):
- Redução de 34% do ganho de peso excessivo na gestação
- Redução de 60% do risco de pressão alta
- Redução de 15% de ganho de peso FETAL
- Redução de 38% risco de DIABETES GESTACIONAL
- Redução 41% do risco de PRE-ECLAMPSIA

Todas gestantes devem ser estimuladas a serem FISICAMENTE ATIVAS (evitar permanecer muito tempo sentada, movimentar-se várias vezes ao dia). No entanto, a prática de exercícios tem algumas POUCAS contra-indicações:

Contra-indicações absolutas:
- Risco de parto prematuro (ruptura de membranas)
- Gestação de alto risco (trigêmeos)
- Restrição de crescimento uterino
- Sangramento vaginal persistente
- Diabetes tipo 1 (uso de insulina) mau controlado

Contra-indicações relativas (devem ser avaliadas pelo médico):
- anemia
- doença cardíaca grave
- no final da gestação gemelar
- histórico de abortamentos ou parto prematuro

Recomendações de Exercício na Gestação:

Duração: 30-60 minutos
Frequência: pelo menos 3x por semana
Intensidade: moderada a intensa (se já houver condicionamento). Teste de intensidade: conseguir conversar durante a prática, mas não cantar,
Período: até próximo ao parto (se não houver contra-indicação obstétrica)

ATIVIDADES NÃO RECOMENDADAS PARA GESTANTES
- mergulho
- atividades com risco de trauma abdominal - ciclismo, luta, tênis
- atividades em extremos de temperatura ou altura

DICAS PRÁTICAS:
- Qualquer exercício é melhor do que nada. Seja MAIS ATIVA em suas atividades do dia-a-dia.
- Caminhe 10-20 após o café e no intervalo do almoço
- Atividades na água são excelentes para gestantes e pessoas acima do peso (por exemplo: hidroginástica, hidroterapia, natação).
- Pilates e musculação funcional com reforço lombar são bem toleradas.


FONTES:

Mottola MFDavenport MHRuchat S, et al
2019 Canadian guideline for physical activity throughout pregnancy 


LINK PARA AULA (SOCIRGS -
Dra Roberta Bgeginski )
https://www.youtube.com/watch?v=KUt2hTQGO3w
SOGIRGS: 
https://sogirgs.org.br/

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