O que significam níveis elevados de FERRITINA?

Altos valores de ferritina nem sempre significam excesso de ferro. Existem várias doenças que podem causar aumento da Ferritina. Saiba mais.

A ferritina representa os estoques de ferro do organismo. No entanto, além desta função, a ferritina também é um marcador inflamatório, podendo estar elevada em diversas situações. Neste artigo, explico as situações em que a ferritina pode estar elevada e como diferenciar do excesso de ferro.

Para que serve a ferritina?
            A ferritina é uma proteína de armazenamento do ferro. No entanto, ela participa de uma família de proteínas que participa das defesas celulares contra o stress oxidativo e inflamação. Por isso, também pode estar em níveis elevados em outras situações que não o excesso de ferro no organismo. 

Quais são os valores normais da ferritina? 
               Os valores diferem entre mulheres e homens, crianças e adultos e para cada laboratório. Em média, o valor de referência normal fica entre 20-300 ng/mL.

Quais são as causas de excesso de ferro no organismo?
                A principal causa de excesso de absorção de ferro no organismo é a hemocromatose hereditária, uma doença genética, relativamente frequente na população branca de imigrantes europeus.

Como afastar o excesso de ferro no organismo?
                Um exame útil para diferenciar o excesso de ferro do aumento da ferritina por outras causas é o exame de saturação da transferrina, um transportador do ferro. Quando este exame está elevado (acima de 45%) indica uma sobrecarga de ferro.
Lembre-se, o diagnóstico do excesso de ferro deve ser feito por um médico capacitado, pois mesmo como os exames apontando para outra causa, este diagnóstico ainda pode estar presente, dependendo do histórico familiar e do quadro clínico.

Como fazer o diagnóstico da Hemocromatose Hereditária?
                   A hemocromatose hereditária é diagnosticada através de análise de mutações genéticas. Geralmente é feito pelo médico especialista em sangue, o hematologista.

 Quais são as OUTRAS causas de aumento da ferritina?
                  A ferritina pode estar elevada em quadros que provoquem algum grau de "inflamação" no organismo. São causas de elevação da ferritina: 
- uso abusivo de álcool
- Doenças infectocontagiosas (HIV, Hepatite, Tuberculose, etc)
- Diabetes
- Esteatose Hepática (gordura no fígado)
- E a mais frequente: SINDROME METABÓLICA

O que é a Sindrome Metabólica?
               A 
Síndrome Metabólica não é uma doença propriamente dita, mas sim um conjunto de alterações metabólicas que aumentam o risco de Diabetes e de Doenças Cardíacas. Estima-se que até 34% da população esteja enquadrada na síndrome e este número aumenta a cada dia!  A síndrome está muito associada à Resistência à Insulina. Este hormônio é o responsável por baixar o nível de açúcar no sangue. Apresentar resistência à insulina pode significar uma propensão à inflamação e ao depósito de gorduras nas artérias, a chamada aterosclerose, que é o início das doenças cardíacas e vasculares. 
Quer saber mais? Clique AQUI e confira uma artigo COMPLETO sobre SÍNDROME METABÓLICA
             
O que é ESTEATOSE HEPÁTICA ou gordura no fígado?
         É a doença do acúmulo de gordura no fígado. Existe a doença hepática gordurosa alcóolica, causada pela ingesta excessiva de álcool e doença hepática gordurosa NÃO-alcóolica. Neste artigo, vou falar um pouco da não-alcóolica. Ainda não se tem uma causa específica para doença, mas está muito associada com obesidadeDiabetes e alterações no metabolismo. O acúmulo de gordura provoca inflamaçãoCrônica no fígado e pode levar à cirrose (falência do fígado). 
Quer saber mais? 
Clique AQUI e confira um artigo COMPLETO sobre  ESTEATOSE HEPÁTICA (gordura no fígado)

Qual o tratamento para aumento de FERRITINA?
      O tratamento depende da causa. Na hemocromatose são realizadas "sangrias" e nas doenças infecciosas o tratamento específico para cada uma.
         Quando a causa é metabólica, o tratamento consiste em dieta saudável (evitando gorduras saturadas, açúcares e frutose) para proporcionar perda de peso e principalmente, atividade física!
             Lembre-se, a ferritina elevada indica que o organismo não está em equilíbrio, encare isto como um ALERTA!
Quer saber mais, confira os outros artigos do blog!

Links para ARTIGOS do blog
Acúmulo de Gordura no Fígado: o que é isto?
A Síndrome Metabólica e a Resistência Insulínica: o que são?


Fontes e links interessantes:


#conteudo2#

#htmlPersonalizado#