Diabéticos podem comer frutas?

Descubra o que é índice glicêmico e saiba quais frutas tendem a aumentar mais rapidamente os níveis de glicose no sangue.

A escolha dos alimentos é fundamental. A dieta de baixo índice glicêmico auxilia na perda de peso e controle do Diabetes e dos níveis de colesterol. Neste artigo, vou explicar de onde surgiu o índice glicêmico e mostrar quais são os alimentos mais indicados para Diabéticos.

            Uma pergunta muito comum no consultório, especialmente nos pacientes com Diabetes é:

- Doutor, posso comer frutas? Vão aumentar muito a minha taxa de glicose no sangue?

Para responder esta pergunta, primeiro preciso explicar o que é Índice Glicêmico.

Os alimentos que ingerimos diariamente se transformam em glicose (açúcar no sangue) após serem absorvidos no intestino. Alguns são metabolizados mais rapidamente e acabam provocando a elevação nos níveis de açúcar. Por vezes, este aumento abrupto não é acompanhado pela secreção da insulina (o hormônio responsável por baixar os níveis de glicose) e provoca o descontrole nas taxas de açúcar em Diabéticos.

O Índice Glicêmico é a velocidade com que os alimentos aumentam as taxas de glicose no sangue (quando comparados com a ingestão da própria glicose pura!)

Quanto maior o índice glicêmico,mais rapidamente as taxas de glicose sobem

            O campeão do índice glicêmico é o PÃO BRANCO. Em alguns estudos científicos ele é utilizado como índice glicêmico de referência no lugar da glicose pura!

            Classificação do Índice Glicêmico (quanto mais alto, pior)

BAIXO: menor que 55

MÉDIO: de 56 a 69

ALTO: maior que 70

Veja uma tabela com os principais alimentos (O índice glicêmico varia de acordo como o alimento é estudado. Você pode encontrar resultados diferentes em outros estudos):

Pão Branco 75
Pão Integral 53
Arroz Branco 73
Arroz Integral 68
Espaguete Trigo 49
Iogurte diet 14
Ervilha 35
Macarrão 38
Mandioca 46
Feijão 48
Iogurte Adoçado 50
Sorvete 61
Beterraba 64

Veja como o modo de preparo interfere no índice glicêmico.  Quanto mais líquido ou pastoso, mais fácil a digestão e maior o índice glicêmico. Alimentos mais gordurosos como a batata frita tem índice mais baixo pois a gordura retarda o aumento da glicose, mas acaba provocando uma elevação tardia e sustentada nos níveis de açúcar (o que também pode comprometer o tratamento).

Batata Frita 75
Batata Cozida 75
Batata Assada 85
Purê de Batatas 85

E as frutas? Bem, algumas frutas possuem um índice glicêmico alto, no entanto elas são uma boa fonte de fibras, que regulam o intestino e diminuem a absorção de colesterol, além de fornecerem boa parte das vitaminas da dieta. Ainda assim, vale à pena substituir o pão branco por frutas com menor índice

Maçã Desidratada 31
Maçã 36
Morango 40
Manga 42
Laranja 45
Uva 46
Banana 48
Pêssego 52
Abacaxi 59
Melão 65
Melancia 72

E os sucos? Vale lembrar que proporcionalmente conseguimos consumir uma quantidade muito maior de sucos do que a fruta in natura.

Suco de Laranja 50
Suco de Maçã 41

Respondendo a pergunta...

Diabéticos podem comer frutas? Sim! Desde que com moderação, é claro. O segredo é reduzir os carboidratos de fácil absorção (bolos, pães, bolachas) e aumentar a quantidade de fibras (legumes, verduras, frutas de baixo índice glicêmico).

Fonte:

International tables of glycemic index and glycemic load values: 2008" by Fiona S. Atkinson, Kaye Foster-Powell, and Jennie C. Brand-Miller in the December 2008 issue of Diabetes Care, Vol. 31, number 12, pages 2281-2283.

Créditos do gráfico e mais informações em: blog alimentação segura

  1. Sociedade Americana de Diabetes:  www.diabetes.org
  2. Manual de Nutrição, Sociedade Brasileira de Diabetes, 2009:  www.diabetes.org.br/livros-e-manuais-nutricao
    American Diabetes Association
    Sociedade Brasileira de Diabetes
    Uptodate (site médico pago)