Nem todos exames de sangue precisam de jejum!

As orientações de jejum mudaram recentemente. Saiba quais exames não precisam mais de jejum.

      Você sabia que as recomendações sobre jejum para exames laboratoriais mudaram? Para uma boa parte das pessoas, a coleta (ou colheita) de exames laboratoriais gera um transtorno na rotina do dia-a-dia. Saiba como se programar para coletar seus exames, sem a necessidade de jejum prolongado.

Por que é solicitado jejum?
   O jejum pode ser solicitado por que a substância a ser avaliada sofre influência da alimentação (p. ex GLICOSE) ou por que o aparelho (ou substância reagente) que vai fazer a análise sofre influência da presença dos triglicerides outras proteínas/gorduras que estão em maior nível após a refeição.

  O que mudou?
As últimas diretrizes das sociedades de cardiologia e endocrinologia chegaram a conclusão de que não é mais necessário para todos os pacientes o jejum para coleta de TRIGLICERÍDEOS,  COLESTEROL total, HDL e LDL. Antigamente o jejum obrigatório era de 12 horas. Como estes exames são solicitados com muita frequência (p. ex em revisões de saúde), estabeleceu-se a orientação geral de 12 horas de jejum. Agora o jejum só é necessário se o médico solicitar por escrito.

Quais exames precisam de jejum?
O grande "vilão" do jejum continua sendo a GLICOSE. Este exame também é solicitado com frequência e seu jejum segue sendo de 8 horas.
A maioria dos exames necessita de jejum de 2-4 horas. Alguns exames não precisam de jejum (hormônios da tireoide, hemoglobina glicada, teste de gravidez). Veja a lista resumida abaixo.
             
     Jejum de 8 horas
             Glicose, Frutosamina

     Jejum de 4 horas ou menos
               Hemograma, Hemoglobina Glicada (HbA1c), TSH, T4 livre, TGO, TGP, GGT, Sódio, Potássio, Creatinina, Ferritina, LH, FSH, Vitamina D, Colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, Perfil Lipídico, Magnésio, Calcio, etcO tempo de jejum varia um pouco para cada laboratório. Quer saber mais? Clique no  link do laboratório ver as orientações.
Laboratórios WEINMANN ou A+
Laboratório UNIMED - PORTO ALEGRE

   Todos exames precisam ser coletados no início da manhã?
Não. Evite as filas. A maior parte dos exames não precisam ser coletados no início do dia. Alguns exames hormonais como a PROLACTINA, FSH, LH, CORTISOL, TESTOSTERONA precisam ser coletados em um horário específico do dia, do mês, ou do ciclo menstrual.  Em pacientes que fazem reposição de testosterona, por exemplo, a dosagem pode ser solicitada em um período pré-determinado após a aplicação da medicação.  Nestes casos, o seu médico deve informar qual o melhor momento para coleta. 

Como pacientes Diabéticos devem lidar com o jejum?
O objetivo da coleta de exames é representar um dia normal da vida do paciente. 
Quando o exame GLICOSE for solicitado, o jejum de 8 horas deve ser respeitado. O mais prático é coletá-lo pela manhã. 
Caso você utilize medicamentos que podem baixar abruptamente a glicose como INSULINA E GLIBENCLAMIDA, solicite ao seu médico uma sinalização no pedido exame. Desta forma, você poderá receber atendimento prioritário na maior parte dos laboratórios. 

Vale lembrar que o exame HEMOGLOBINA GLICADA (HbA1c) não precisa de jejum. Nos meus pacientes que fazem medidas de glicose em casa (ponta de dedo ou HGT), geralmente utilizo apenas este exames para avaliar o controle do Diabetes, poupando o jejum de 8 horas.     
Caso você esteja sob risco de uma HIPOGLICEMIA ou queda na glicose, confira o meu artigo sobre níveis baixos de açúcar
O que fazer quando os níveis de açúcar estão muito baixos (hipoglicemia)?

#conteudo2#

#htmlPersonalizado#