Os 5 Sintomas que podem indicar Diabetes!

Você está acordando a noite para urinar? Muita Sede? Pode ser Diabetes!

A Diabetes é uma doença silenciosa, mas quando os níveis de açúcar sobem muito, alguns sintomas podem surgir! Fique atento aos  sinais que podem indicar níveis altos de açúcar no sangue.

Você sabe a origem do termo Diabetes Mellitus??

Diabetes vem do Grego (passar através de um sifão), justificando a característica principal da doença: a urina abundante.

Mellitus vem do latim e significa mel

Diabetes Mellitus significa, portanto, urina abundante, doce como o mel. Vamos descobrir porque agora:

1- Dificuldade de segurar a urina:

Os níveis elevados de açúcar no sangue provocam uma liberação de açúcar na urina, ultrapassando a capacidade dos rins em manter dentro do corpo. Por isso que a urina é doce!

2- Necessidade de Urinar a noite:

Em pessoas normais, o rim é capaz de manter a urina concentrada durante o sono. Um dos sintomas iniciais do Diabetes é a perda desta capacidade de concentrar a urina. Pessoas com Diabetes mal controlado podem acordar diversas vezes a noite para urinar.

3- Sede e Fome Excessivas:

Como o organismo está constantemente perdendo energia e água através da urina, isso provoca uma sensação de boca seca, sede e fome durante quase todo o dia.

4- Perda de Peso (sim, perda de peso!)

Na pessoa com Diabetes, apesar dos níveis de açúcar estarem muito altos, esta carga de energia não é adequadamente aproveitada. Isto ocorre porque há uma deficiência na ação da insulina, o hormônio que regula a utilização da glicose.

Este é um dos sintomas mais tardios, mas mais graves e exige uma intervenção imediata.

5- Visão Borrada:

Os níveis elevados de açúcar provocam alterações na quantidade de líquidos nas diferentes células do corpo. Isto não é diferente no cristalino (lente do olho) e na papila ocular (fundo do olho). Alterações bruscas dos níveis de glicose podem borrar a visão temporariamente.

Outros sintomas:

São outros sintomas menos comuns do Diabetes:

• Tonturas
  • Formigamentos, principalmente nas pernas e pés
  • Impotência Sexual
  • Dores no copo, cansaço crônico